Costa Rica e Panamá sediarão Mundial Feminino de Futebol sub-20
23/12/2019 14:28 em Esportes

Será apenas a segunda vez na história que um mundial da FIFA será sediado por mais de um país. A primeira vez foi em 2002, na Coreia do Sul e Japão

A FIFA anunciou neste domingo (22) a sede do próximo Mundial Feminino de futebol sub-20. E a grande novidade é que o evento não acontecerá apenas em um país. O torneio será dividido entre duas nações. Uma é a Costa Rica e a outra é o Panamá. Esta será apenas a segunda vez na história que dois países dividem um torneio da FIFA. A primeira vez foi em 2002, quando Coreia do Sul e Japão dividiram os trabalhos na Copa do Mundo Masculina principal.

A FIFA estava sendo bastante criticada pela demora na escolha da sede. Isso porque o evento já vai acontecer no próximo ano. Saber onde se vai jogar é importante para que torcedores, jogadores e anunciantes direcionem os seus trabalhos. A antecedência também seria importante portanto para o próprio país sede da competição, que precisa se preparar para receber o evento.

Seja como for, a FIFA anunciou os dois países como co-anfitriões logo depois de uma visita de inspeção nos dois países da América Central. “Gostaríamos de agradecer às federações de futebol da Costa Rica e do Panamá por seu compromisso com o futebol feminino e a Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA em particular”, disse Colin Smith, que é chefe de torneios e eventos da FIFA.

A competição

O torneio deve acontecer no próximo mês de agosto de 2020. Ou seja, um pouco depois da realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde o futebol feminino deve ganhar muita evidência novamente. As sedes receberão 16 seleções nacionais que competirão pelo 10º título da história do torneio.

Todas as 16 equipes serão separadas em quatro grupos com quatro seleções cada. Assim, os dois primeiros de cada um desses grupos avançará para a fase de Quartas de Final. Daí pra frente começam os jogos do estilo mata-mata como em qualquer outra competição da FIFA.

Os Estados Unidos e a Alemanha são os maiores vencedores da competição. Cada um tem três conquistas. A Coreia do Norte vem logo atrás. O futebol norte-coreano tem dois títulos para chamar de seus. Quem também foi campeão do torneio foi a seleção japonesa. O Japão, aliás, é o atual campeão da competição. As japonesas conquistaram o título na edição de 2018, ao bater a Espanha por 3 a 1 na grande final do torneio, que aconteceu na França.

O Brasil jamais conquistou um título mundial feminino sub-20. Mas a melhor participação brasileira aconteceu em 2006, quando o torneio aconteceu na Rússia. Foi um terceiro lugar. As meninas conquistaram esse “pódio” ao bater a Seleção dos Estados Unidos em uma vitória emocionante nos pênaltis.

 

Fonte: msn.com

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!