Hospital Santa Isabel apresenta o primeiro robô cirúrgico do estado
11/06/2019 19:40 em Novidades

O Hospital Santa Isabel (HSI) apresentou, nesta segunda-feira (10), o primeiro robô cirúrgico de Santa Catarina. O equipamento já está funcionando no centro cirúrgico do hospital. Da Vinci SI foi fabricado nos Estados Unidos e é uma das ferramentas mais modernas disponíveis na medicina mundial.

O equipamento não possui autonomia para realizar nenhum movimento sozinho. Um cirurgião especialista é quem vai operar o equipamento. O robô possui quatro braços e uma câmera 3D.

“O robô torna os procedimentos cirúrgicos mais seguros e precisos. A recuperação é mais rápida e o paciente sente menos dor” conta Pedro Trauczynski, que é um dos médicos cirurgiões que vai operar o robô.

A indicação de uso do robô é para todo tipo de cirurgia que já era feita com auxílio de vídeo. Locais onde há pouco espaço, como na região pélvica, são os mais indicados para o uso da nova ferramenta.

O robô está disponível para pacientes particulares e, em breve, para alguns planos de saúde. A direção do hospital já elaborou um projeto para realizar, em parceria com empresas privadas, mutirões de cirurgias de endometriose e de próstata pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Santa Isabel busca por uma parceria para disponibilizar o equipamento também para quem não tem condições de pagar pelo serviço.

A instalação do robô cirúrgico em Blumenau só foi possível graças a uma espécie de comodato. O HSI terá o equipamento pelos próximos 2 anos tendo o custo apenas da manutenção e dos insumos usados para operação do robô.

 

Fonte: alexandrejose.com

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE